30 de out. de 2014

Amar é uma escolha


Durante muito tempo carreguei comigo uma crise que não sabia como resolvê-la: eu queria amar a Deus, queria amar a Cristo, mas não conseguia. Por que não conseguia? Porque sempre achei que não escolhemos amar alguém, que amar é algo que nasce dentro da gente naturalmente. E eu não sentia isso nascer em mim com relação a Deus.

É verdade que em vários momentos da minha vida experimentei de forma concreta o amor de Deus por mim e, nesses momentos, sentia um amor por Ele muito grande, pelo fato de me sentir amado. Mas era um amor que durava enquanto eu me sentia consolado por Deus e que depois acabava. Voltava à minha rotina, deixava Deus em segundo plano, caía nos mesmos pecados, e acreditava que a as minhas quedas eram consequência de não amar a Deus. E eram, de fato, mas não como eu pensava (algo que vai ficar mais claro no fim do texto). Eu acreditava que só conseguiria perseverar na vida cristã se amasse a Deus.

Certo dia comentei com um amigo que eu queria amar a Cristo, queria sentir esse amor de dar a vida por Ele, e perguntei o que fazer. Meu amigo respondeu “Olha, só sei de uma coisa, não é possível amar a Cristo sem amar ao próximo”. Fiquei mudo e a ficha caiu: “amar ao próximo”, um ensinamento que sempre ouvi na Igreja, mas que pela primeira vez me tocou profundamente. Percebi que eu queria amar a Cristo, mas no meu dia a dia eu não amava as pessoas que estavam à minha volta.

Mas se eu não conseguia amar a Cristo, como iria conseguir amar aquelas pessoas com quem  tenho dificuldades de me relacionar e que não aceito? Bem, para ajudar a curar essa minha incapacidade de amar as pessoas, comecei a me esforçar mais em servi-las, ser solícito a elas, ter caridade, não agredi-las, e ser atencioso até mesmo em pequenos gestos como perguntar a alguém como está, como tem passado. E como isso tem me ajudado, principalmente com aquelas pessoas que eu não aceitava. Não acredito que agir dessa maneira com alguém que você não suporta seja falsidade, mas sim amor. Por amor a Deus e ao irmão passei a me esforçar em agir com caridade com as pessoas. E aqueles que eu julgava, que não aceitava, não suportava, Deus tem curado meu relacionamento com eles. E começou a despertar em mim um certo carinho por essas pessoas. Comecei a compreender que amar é algo diferente do que eu pensava.

Lendo um livro de Santa Teresa de Jesus, encontrei um trecho que acabou com essa minha crise:
“Talvez não saibamos o que é amar, e não me espantarei muito; porque não está no maior gosto, mas sim na maior determinação de desejar contentar a Deus em tudo e procurar, tanto quanto pudermos, não O ofender […]”.
Entendi então o que é amar. Sempre achei que minhas atitudes cristãs seriam consequência do amor enquanto sentimento, do gostar. Que eu só conseguiria perseverar na vida cristã se eu “gostasse” de Deus acima de todas as coisas. E o gostar é algo que não se escolhe, mas que se sente. Esse “amor” por Deus eu não tinha. Mas Santa Teresa vem me dizer que amar é uma determinação de desejar contentar a Deus. Ou seja, amar é uma escolha! Eu quero amar a Deus, e para amar a Deus muitas vezes tenho que fazer o que não gosto, mas que estou determinado a fazer, desejando contentá-Lo . Isso é escolha. Isso é o que eu estava fazendo com aquelas pessoas que eu tinha dificuldade de amar. Eu posso escolher amar a Deus!

Compreendi então que minhas atitudes cristãs são consequência do amor a Deus enquanto escolha, enquanto determinação, e não enquanto sentimento. E isso tem me ajudado a perseverar! Antes eu achava que só conseguiria ser um verdadeiro cristão quando nascesse um sentimento de amor (enquanto gosto) dentro de mim, que me levasse a agir em decorrência dele. Hoje sei que tenho que me esforçar para amar, tenho que me empenhar. Quando se tem essa consciência, não se espera o sentimento vir para agir, mas se age e o sentimento muitas vezes vem em decorrência da atitude. Porque agindo com amor se alcança a verdade. E quando descobrimos a verdade, nos apaixonamos por ela! Amar é uma escolha. E eu escolhi amar a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário