9 de mai. de 2011

Vida eterna



Para mim, a vida é feita de perguntas. Acho que é por isso que sou uma professora. Passo o dia escutando e fazendo perguntas. Sou também uma cristã. E passo a vida inteira fazendo perguntas. Sem respostas. Por que, mesmo participando da Igreja de Cristo, ouvindo sobre o Amor que dá a vida todos os dias, gratuitamente, as pessoas se odeiam, se traem, não se suportam? Por que, quando conheço a Deus as coisas parecem tão belas e quando eu volto para casa, estou de volta ao inferno e perco minha paz? Por que tenho este trabalho, esta família, estes amigos? Por que minha vida é desse jeito?

Durante alguns anos escutei muitas palavras bonitas. Conheci a bíblia. Descobri a beleza da Santa Missa. Encontrei jovens alegres, e que gostavam de ir a Igreja comigo. Aprendi a rezar. E quanto mais difícil a vida ficava, mais eu rezava. Quanto mais eu rezava, mais a vida ficava difícil. E em cada momento surgia uma pergunta: Onde está Deus? Eu não o conhecia. Ouvia muito sobre Ele. Na verdade, Ele sempre esteve muito perto, presente em tudo isso, caminhando comigo, e eu não o reconhecia. "Então seus olhos se abriram e o reconheceram" (Lc 24, 31a). Deus, pouco a pouco, ilumina nossa história.

Hoje mesmo eu refletia sobre minha profissão, tão desvalorizada e, cada vez mais, cobrada. E me perguntava o que estou eu fazendo no meio disso tudo, se nunca escolhi isso para mim? Quantas vezes tentei fugir dessa missão, que hoje para mim é vontade de Deus. Existe ser ou coisa mais espontânea do que uma criança? Elas não sabem se você é bonito, feio, triste, depressivo, cansado, elas sorrirão para você. Você pode ser uma pessoa que não abraça ninguém. Uma criança te abraçará. Elas ultrapassam todas as barreiras de timidez, orgulho, ressentimento, julgamento, que atrapalham a relação entre as pessoas. Elas ultrapassam as minhas barreiras, elas curam minhas feridas e meus traumas. E por elas eu morro todos os dias. Morro de tanto trabalhar, de preparar, de corrigir, de revisar, de arrumar. E junto, morrem meus medos. Crianças precisam de cuidados. Aprendo a ser mãe. Crianças precisam de conselhos. Aprendo a ser amiga. Crianças precisam de limites, aprendo a ser uma pessoa firme. Crianças precisam de incentivos. Aprendo a ser persistente... Aí reconheço Deus, que providencia para mim a cada dia a criança que eu preciso, o trabalho que preciso, o detalhe de amor que eu preciso. E na verdade, aquilo que eu quase não dava conta, foi só olhar para Cristo, perceber que Ele está vivo, me dando a vida nesta cruz, e agora, ela ficou até leve, doce, suave. A minha cruz.

E aí, o mais gostoso de celebrar a Páscoa de Cristo é ver que tudo se cumpre conforme as escrituras. Já estava escrito, Deus já sabia e nada é por acaso. Por que tenho estes amigos, esta família, este trabalho? Bom, por que eles nunca me darão a vida, a felicidade. Nem outros serão melhores. Cristo é quem me dá a vida, nesta mesma realidade que vivo. E se perco a paz quando saio da Igreja e volto para casa é porque estou tentando fugir da minha realidade, estou querendo uma vida diferente, enquanto a minha é perfeita, porque Deus é o autor da minha história. E por que Deus permite que as pessoas erram feio comigo? Bom, consigo imaginar duas respostas. Pra não me deixar esquecer que eu também erro feio com elas, e com Deus, é importante lembrar que eu não sou melhor do que aqueles que praticam o mal, que assassinam, que se prostituem, que adulteram. Eu também sou pecadora. Eles e eu erramos também para que haja o perdão. Ó feliz culpa.

3 comentários:

  1. Que Deus me cure de meus questionamentos intermináveis e me ajude a aceitar minha realidade!!!


    Posso dizer que a Igreja tem me ajudade, E MUITO, especialmente ontem, a me sentir amada e acolhida, mesmo com todos os meus pecados!!!



    Quanto às crianças... eu fugi muito delas também, por sempre achar que não sabia conviver com elas!!! Talvez ainda não saiba, mas Deus tem me provado que é possível e que SIM, elas são tudo isso aí! Sinceras, meigas, carinhosas, amáveis e sorridentes!!! Também tenho morrido por elas, e isso tem me dado a vida!!

    São parte de mim, especialmente uma... :)

    ResponderExcluir
  2. "E por que Deus permite que as pessoas erram feio comigo? Eles e eu erramos também para que haja o perdão, ó feliz culpa."

    Obrigada por caminhar ao meu lado e me amar assim, como sou, TÃO imperfeita! ;DD

    ResponderExcluir