28 de mai. de 2011

Obediência - copo grande e copo pequeno



Outro dia, pensando no que eu escrevi no post Ser luz, percebi que muitas vezes tenho vivido a missão como um peso, e não como uma graça. Se hoje eu estou itinerante é por pura obediência. E isso já é uma vitória de Cristo, porque estou deixando de fazer a minha vontade e não por mérito meu. Mas vejo que muitas vezes tenho vivido essa obediência não de filho para pai, mas de escravo para senhor.

Um dia desses, perscrutando a palavra, li algo que dizia que a obediência está ligada ao amor: quem ama obedece. O filho obedece porque ama. O escravo obedece porque tem medo. É assim que tenho me sentido: um escravo. Eu, na minha religiosidade natural, tenho obedecido por egoísmo, pensando em mim mesmo, esperando uma recompensa e achando que se dizer não à missão vou estar me condenando.

Conversando sobre isso com um amigo, ele me falava sobre um relato de santa Terezinha: se pego dois copos, um grande e outro pequeno, e os encho com água, qual deles estará mais cheio? Por mais que os dois estejam completamente cheios, o copo maior contém mais água. “Deus dá a seus eleitos tanta glória quanto podem conter”. Compreendi com isso que Deus não me encurrala na itinerância, que não serei condenado se dizer não à missão. O que o Senhor quer é trocar meu copo pequeno por um copo grande.

Muitas vezes na vida reclamei que preferia ser iluminado à ser luz, porque à medida em que vou adiquirindo discernimento, sinto mais o peso da palavra do Senhor. E sinto esse peso porque vivo na lei, e já dizia São Paulo “Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança nova, não da letra, e sim do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida.” (2 Cor 3, 6). É verdade que quanto mais me é revelado, maior é a minha responsabilidade, mas também maior é a graça que recebo de Deus.

Que o Senhor me conceda viver o temor de Deus, e não o medo de Deus. E que meu copo possa crescer sempre mais e mais.

2 comentários:

  1. O que eu posso dizer???
    Obriga meu Deus por TANTO AMOR e misericórdia, e por essa família pela qual o Senhor tem me dado a vida todos os dias...

    ResponderExcluir